Vinte guardas municipais, liderados pelo comandante Ronald Pereira, estão participando de um treinamento na quadra da escola de samba Unidos da Saudade, no bairro Ypu, com o instrutor Rodrigo Neves. As instruções foram iniciadas na quinta-feira, dia 28 de fevereiro, e terminaram no sábado, dia 2, sendo acompanhadas pelo secretário interino de Ordem Urbana, Hudson de Aguiar Miranda.
O friburguense Rodrigo Neves integrou um grupo tático do sistema penitenciário do Estado do Espírito Santo e recebeu convite do comandante da Guarda Municipal de Nova Friburgo para passar um pouco de seu conhecimento aos guardas. Trata-se de um treinamento tático, algemação, defesa e mobilização com tonfa (instrumento semelhante ao cassetete), escudo e formação de grupo tático, visando maior qualificação do efetivo. O treinamento continuará com os demais guardas.
Para Ronald Pereira, homens e mulheres da Guarda Municipal estarão mais preparados para agir com o treinamento aplicado. Outros virão, conforme determinação do prefeito Rogério Cabral e do secretário Hudson, oferecendo aos guardas qualificação, profissionalismo e capacidade para a Guarda Municipal.
Ronald frisa que, desde o carnaval passado, o povo friburguense teve mostras que pode contar com uma Guarda Municipal diferenciada: mais amiga, conversando mais e mostrando maior qualidade. “Por isso estamos iniciando esse treinamento tático”, acrescentou o comandante da Guarda Municipal, antecipando que o próximo treinamento ocorre em 30 dias, com apoio do 11º Batalhão de Polícia Militar, através de um oferecimento do seu comandante, tenente-coronel Marcelo Freimann. O Corpo de Bombeiros também deverá instruir os guardas municipais em combate contra incêndio e primeiros socorros.
Hudson Miranda, ao presenciar o movimento e a ação dos guardas municipais durante o treinamento, parabenizou o comandante Ronald pela iniciativa, julgando importante o aprendizado de defesa pessoal e a interação com a sociedade em geral. “É importante que eles saibam utilizar, de uma forma técnica, a tonfa, a fim de usar outros instrumentos para controlar um tumulto, desavença, desacato ou desrespeito, já que hoje a nossa orientação é que eles estejam mais diretamente lidando com a população, que atravessem as senhoras e as mães com carrinho de bebê nas faixas de pedestres, entre outras ações”.
O trabalho de qualificação é aprovado por Hudson também por contribuir com as partes física e mental dos guardas municipais, dando-lhes mais autoconfiança e ajudando-os no serviço do dia a dia e, de forma preventiva, auxiliando as forças de segurança.